Online
 
RSS
Translate this blog
Traduzir esse blog
Traduzir esse blog

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Os números nas pesquisas

Saíram os primeiros números de pesquisa eleitoral de 2010. Como já era previsto, Dilma cresceu, depois de tanta exposição na imprensa e em palanques pelo Brasil afora, não poderia se esperar outro resultado.
As manchetes trataram de colocar um empate técnico, que realmente existe. Entretanto, também podemos dizer que há um cenário em que a diferença entre os dois primeiros colocados chega a 12%.
Sim, basta fazermos as contas. Serra tem 33,4%, contra 27,8% de Dilma. Como a pesquisa tem estrondosos 3% de margem de erro, podemos ter dois cenários extremos:
·         Serra com 36,4% e Dilma com 24,8%, diferença de 11,6%;
·         Serra com 30,4% e Dilma com 30,8%, configurando o empate técnico.

Os números foram ruins para Ciro, sem dúvida. Ele oscilou bem fora da margem de erro, indo de 17,5% para 11,9%. Um desalento para o cearense, que acabou de se converter em paulista. Parece que não foi uma boa escolha.  Essa queda de Ciro pode ser boa para Serra, já que, com o primeiro fora, o segundo ganha facilmente no primeiro turno.
Sem Ciro, Serra vai para 40,7%, e Dilma fica com 28,5%. Vejam que Serra ganha quase todos os votos de Ciro. A outra parte vai para Marina. Como se vê, é melhor que o PSB coloque um candidato na disputa, ou tudo pode acabar no início de outubro.
Pesquisa é isso: uma interpretação dos números. Portanto, vários cenários são possíveis e muitos outros ainda virão. Vamos aguardar as próximas.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário