Online
 
RSS
Translate this blog
Traduzir esse blog
Traduzir esse blog

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Números

Como engenheiro devo admitir que os números me fascinam. Eles são capazes de várias peripécias. Uma delas é mostrar a realidade e, em alguns casos, mostrar a verdade.

A verdade é que estamos evoluindo. O Brasil passou por uma revolução, nunca experimentada pela maioria da minha geração. Nós convivemos com tempos difíceis, quando não podíamos planejar, quando as pessoas mais pobres eram as mais afetadas. Mas tudo isso mudou com a estabilidade. Muitos não gostaram, é verdade. Contudo, aqueles que menos tinham foram os mais beneficiados.

E quem está dizendo isso não sou eu. São os números, são os fatos. Basta observarmos duas PNADs (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios), do IBGE. Em 1993, a porcentagem de pessoas abaixo da linha da pobreza representava 35% da população. Dois anos depois essa porcentagem caiu para cerca 28%. Uma queda de 7% aproximadamente.

Em 2004, os programas sociais em curso foram unificados no Bolsa Família. O número de pessoas atendidas aumentou consideravelmente, tendo impacto no número de pessoas que deixaram a pobreza. Nesse ano cerca de 25% da população estava abaixo da linha da pobreza. Em 2009, esse número passou para aproximadamente 17%. Um queda de 8%, um pouco acima da verificada na implantação do Real.

Como vimos, governar para os pobres não é exclusividade de um governo, já vinha acontecendo há algum tempo. Essa é uma grande vantagem de se trabalhar com números. Eles deixam tudo mais claro e visível.

2 comentários:

  1. Bacana saber disso... Eu fico tanto em meio as palavras e me esqueço de perceber esses detalhes que os numeros trazem... Ainda bem que existe o blog do Adri!!Rrsrsrs
    Um grande beijo querido!!

    Lainha.

    ResponderExcluir