Online
 
RSS
Translate this blog
Traduzir esse blog
Traduzir esse blog

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Os índios

 Meirelles, Victor (1832 - 1903)
 	
Primeira Missa no Brasil , 1860
óleo sobre tela
268 x 356 cm
Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro, RJ)
Reprodução fotográfica Lula Rodrigues Pra quem viu o Jornal Nacional nessa segunda-feira não teve como não se indignar. Por causa da violência em um protesto indígena no Paraná, uma moça foi atingida por uma pedra e sofreu traumatismo craniano. No Brasil esse tipo de protesto violento está se tornando rotineiro, mas tudo isso tem um causa: a impunidade das minorias.

Se você fizer parte de uma minoria tem quase a licença pra fazer o que bem entende. Vide as invasões do MST. O discurso das autoridades é sempre a mesma: quem desobedece a lei tem que ser punido. Mas ninguém o é. Em uma declaração dada no jornal, uma autoridade disse que eles podem ser punidos, caso tenham consciência do que fizeram. O que ele quer dizer com isso? Os índios já estão bem civilizados para saber que a violência pode atingir alguém que nada tem haver com suas reivindicações.

Está na hora de darmos mais atenção àqueles que não são parte de nenhuma minoria, mas que pagam seus impostos e esperam viver em um ambiente seguro. Tudo tem um limite e a benevolência com pessoas violentas já ultrapassou o seu.

Mas, sabemos o final dessa história. Ninguém será punido e vamos aguardar a próxima vítima. Não tardará.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário