Online
 
RSS
Translate this blog
Traduzir esse blog
Traduzir esse blog

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Tudo começa na Geração

Antigamente a mesma empresa era responsável pela geração, transmissão e distribuição de energia. Na sua grande maioria eram estatais e pertenciam aos estados ou à União. Com a privatização, algumas delas passaram a ser controladas pela iniciativa privada. Isso diversificou um pouco a quantidade de empresas no setor e a ideia central era levar a competitividade ao setor.

Por isso, todas as empresas foram desverticalizadas, ou seja, não poderiam mais atuar nos três setores. Com esse desmembramento, pode-se criar a competição no setor de geração. Hoje, a energia que é levada aos consumidores é compra da em leilões, onde as empresas geradoras ofertam sua mercadoria sempre pelo menor preço possível.

Como funcionam os leilões? Primeiro, as distribuidoras informa ao Ministério de Minas e Energia o quanto de energia elas pretendem adquirir. Geralmente, o fornecimento começará após cinco anos, tempo que se leva pra se construir um hidrelétrica, ou três anos, para se construir um termelétrica. Com isso, as distribuidoras são obrigadas a se planejar e prever o seu mercado de energia, e o governo pode viabilizar os empreendimentos necessário para atender a esse demanda.

Depois de informada essa quantidade, a Aneel, juntamente com a CCEE, realizam o leilão. Todos os fornecedores que se cadastrarem podem dar seus lances, e, depois de algumas etapas, vence aqueles que oferecerem o menor preço. O lances começam com um patamar máximo definido pelo governo, portanto, nenhum lance pode ser maior do que ele.

Esse sistema é bom para os dois lados, tanto para o investidor, que terá garantida a venda da energia, quanto para o comprador, que sabe que ela lhe vai ser entregue. Claro que sempre vai haver o risco de o empreendedor ter ofertado barato demais e não conseguir viabilizar a obra, mas, caso isso aconteça, há sanções e penalidades impostas pela Aneel.

Como você já notou, a distribuidora que atende a sua cidade não é responsável pela geração da energia. Ela apenas a leva até sua casa, e apenas recebe por esse serviço. Toda renda destinada à geração vai pra cada vendedor que obtiver êxito nos leilões.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário