Online
 
RSS
Translate this blog
Traduzir esse blog
Traduzir esse blog

terça-feira, 23 de março de 2010

Dar conta da energia

Você acha que sua conta de energia é muito cara? Sabe exatamente o que está pagando? Poucas pessoas conseguem responder a essas perguntas. Numa série de arquivos vou ajudá-los a conhecer um pouco mais sobre como a energia elétrica é paga no Brasil.

Primeiro passo é saber que para a eletricidade chegar até sua casa, ela percorre um longo caminho. No país, a grande parte da produção de energia elétrica é feita em hidrelétricas de grande porte, que ficam longe das grandes cidades. Por causa disso, a conta é dividida em três partes: uma vai para a geração, outra vai para a transmissão e a última para a distribuição.

A transmissão é responsável por levar a energia desde a geração até os grandes centros. Ela opera em tensões muito elevadas, por isso para poder chegar até sua casa, essa tensão precisa ser rebaixada, esse papel fica a cargo das subestações.

A parte final fica a cargo das distribuidoras. Ela recebe a energia dessas subestações e a espalha por todas as cidades da região em que opera.

Cada um desses agentes, gerador, transmissor e distribuidor é remunerado por seus serviços. Entretanto, a arrecadação é toda feita pelo último agente da cadeia. Ele recebe todo o dinheiro e o repassa para os outros. Ao verificar na sua fatura de energia, você pode perceber quais valores cabem a cada um deles.

E como não poderia faltar, existe um outro agente nesse processo. Trata-se do Estado. Sim, a União e os Estados cobram seus impostos na sua conta. A União fica com os chamados Encargos e os Estados com o ICMS. Essa cobrança adicional praticamente dobra o valor da tarifa. Mas essa parte merece um artigo adicional, que explicará como é feita essa cobrança.

A primeira conclusão é que a distribuidora de energia da sua cidade não é responsável por toda a conta que chega até você. Geralmente, essa fatia fica em torno de 16% do total. Esperem os novos artigos com mais explanações sobre esse mundo desconhecido da energia elétrica.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário